Essa aconteceu em Portugal, mas não é piada. Acontece todo dia aqui no Brasil. A SIC, emissora de TV privada, fez duas reportagens. Na primeira, para checar a honestidade das firmas de informática, retirou um cabo de um PC que foi levado a várias lojas. Apenas uma foi honesta e religou o cabo sem cobrar. Na segunda, um pensionista foi lesado por uma empresa de seguros. A reportagem contou a história, mostrou como o pobre foi ludibriado. Tudo nos conformes do bom jornalismo. Mas na primeira reportagem não se informou sequer o nome da loja de informática honesta e na segunda ninguém ouviu o nome da seguradora. Pois, pois...
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
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2 comentários:
Uma vez perguntei a um colega da Globo porque é que quando há uma fraude numa empresa eles estampam o nome e quando é algo positivo, colocam na legenda: gerente de indústria, por exemplo. Ele só deu uma risadinha. A explicação é óbvia, não querem dar propaganda de graça - tem que pagar. É um outro lado da moeda - o bom jornalismo mostra o que tem que mostrar - não protege nem ignora em nome de interesses comerciais.
Os departamentos comerciais terminam pautando a imprensa o que me faz relembrar um pouco da história do Washington Post, que, nos anos de boom econômico que se seguiram à grande recessão nos EUA, manteve sempre a proporcionalidade entre espaço editorial e comercial, evitando que um se metesse com o outro, enquanto a concorrência ganhava dinheiro a rodo. Aqueles acabaram, o Post continua...
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