sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A pamonha de Cuíca não endureceu na Câmara

Cuíca de Santo Amaro nasceu em 19 de março de 1907, dia de São José, e por isso foi batizado José Gomes, no nº 16 da rua Ferreira França, sub-distrito de Santana, em Salvador. Mas há várias versões de que o poeta teria nascido em Santo Amaro da Purificação. Cuíca era o que alguns chamam de poeta popular, mas estava mais para cronista da vida social da cidade, com seus poemas de cordel vendidos pelas ruas da cidade. Foi propagandista de lojas, vendeu folhetos de outros, mas se imortalizou mesmo com seus versos mordazes. Do final dos anos de 1930 até sua morte, em 23 de janeiro de 1964, foi o boquirroto da primeira capital do Brasil, onde foi preso várias vezes por causa de seus escritos. Em 1958, candidatou-se a uma cadeira de vereador pelo PTB e fez um folheto anunciando a postulação:

"Como trovador
Cumpro o meu dever
Ao povo massacrado
Eu hei de defender
Goste quem gostar
Doa em quem doer.

Agora... se os meus amigos
Quiserem me eleger
Na Câmara Municipal
Muita gente há de ver
Que a pamonha
Ali tem que endurecer.

Lembre-se que Getúlio
Dizia ao trabalhador
Se eu estiver com saúde
Irei à Salvador
Fazer José Gomes
Cuíca Vereador."

Teve apenas 39 votos, mas qual dos compradores de suas trovas o elegeria para perder o poeta?

Nenhum comentário: