Para quem quer se aprofundar no assunto ética, o livro "O jornalismo na era virtual - ensaios sobre o colapso da razão ética", que reúne nove artigos do professor de jornalismo Bernardo Kucinski, da USP, é um bom caminho. Entre as razões do atual estado da ética nas redações, Kucinski aponta a "fusão mercadológica de notícia, entretenimento e consumo". Outro ponto que ele destaca é, "principalmente, a mentalidade pós-moderna, que celebra o individualismo e o sucesso pessoal".
Um dos capítulos do livro aborda um tema que é tabu entre os jornalistas: "jornalismo e corrupção". Kucinski não doura a pílula e afirma que sempre houve no Brasil uma imprensa "marrom", amparada na compra de matérias e uso de deturpações grosseiras em favor de grupos econômicos e políticos. Vai mais longe. Segundo ele, uma parte dessa prática busca apenas vender mais jornal. "A corrupção é prática sedutora na indústria de comunicação pelo fato de nela se combinar o poder de influenciar politicamente a opinião pública com o poder econômico. Nenhuma outra indústria tem essa característica. É uma prática também comum entre os jornalistas, por sua proximidade no jogo de influência dos poderosos".
Kucinski bate mais fundo e diz que "uma das formas sutis de cooptação dos jornalistas por setores empresariais é a instituição dos ‘prêmios jornalísticos’". Segundo o professor, "esses prêmios são fortes indutores da pauta jornalística e determinam a ocupação dos espaços a partir de interesses dos empresários".
Ficha técnica
Editora: Co-edição editoras Fundação Perseu Abramo e Unesp.
ISBN: 8586469955
Páginas: 144
Ano: 2005
Edição: 1ª
Lingua: Português
Peso: 200 gramas
Fonte: Editora Fundação Perseu Abramo
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Kucinski e "o colapso da razão ética"
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