sexta-feira, 21 de março de 2008

Wolfe e o jornalismo escrito como uma carta

Thomas Kennerly Wolfe, ou Tom Wolfe (à esquerda na capa da Time), como é conhecido, é considerado um dos criadores do New Journalism. Jornalista e escritor, começou a escever seu primeiro livro aos nove anos. Filho de pais abastados, começou profissionalmente como jornalista no Springfield Union, de Massachusetts, passou pelo The Washington Post e New York Herald Tribune, mas sua carreira foi marcada pelo trabalho na revista Esquire.

A relação com a publicação começou quando Wolfe propôs ao editor um artigo sobre a onda de carros customizados no sul da Califórnia. Byron Dobell, que dirigia a revista, propôs que ele enviasse suas anotações para avaliação. Wolfe escreveu uma carta contando como gostaria de escrever o artigo. Dobell só cortou o "Caro sr. Byron" da carta e ela foi publicada na íntegra.

O resultado saiu em 1964 com o título There Goes (Varoom! Varoom!) That Kandy-Kolored Tangerine-Flake Streamline Baby. Provocou ampla discussão, no estilo que depois marcaria sua carreira, com críticos derramando elogios e outros simplesmente execrando o autor. O primeiro livro de Wolfe, The Kandy-Kolored Tangerine-Flake Streamline Babyresultou desse artigo para a Esquire.

Nenhum comentário: