sexta-feira, 7 de março de 2008

Capote e a grande revolução do jornalismo 2

A Sangue Frio começa a nascer em 1959, quando Truman Capote lê uma notícia, no New York Times, sobre o assassinato da família Clutter, de agricultores, na cidadezinha de Holcomb, no Kansas (EUA). Capote percebe que ali havia uma grande história a ser contada e dedica seis anos à pesquisa e preparação do texto.

Ao lado do jornalista Harper Lee (Prêmio Pulitzer com "O Sol é Para Todos"), vai até Holcomb investigar a chacina. Homossexual assumido numa época não tão liberal, choca os moradores da até então pacata cidade com a voz efeminada e os trejeitos. Por isso o primeiro contato é feito por Harper.

A empreitada foi bancada pela revista The New Yorker, de John Hersey, um incentivador do chamado jornalismo literário. A Sangue Frio chama atenção não só pelo texto inovador, mas também pelo trabalho de investigação do jornalista, que vai fundo no levantamento de dados e entrevistas.

O livro tem uma versão para o cinema, do diretor Bennett Miller, que inova por contar as duas histórias (a da investigação de Capote e a própria chacina) em paralelo. Com o ator Philip Seymour Hoffman no papel de Capote, dá a dimensão exata da intensidade do escritor e sua capacidade de transformar uma notícia trágica local, que ficaria restrita às páginas policiais, num acontecimento mundial.

Para ler sobre o assunto:
Posfácil
Rabisco
Vacatussa

Nenhum comentário: