Em apenas três anos, 90% do tráfego de internet no mundo vai ser de vídeos e produções de web TVs. A notícia vem de uma das empresas líderes do ramo, a Cisco, plantada agora na Índia e de olho nos mercados emergentes – Leia aqui o artigo, em inglês. A notícia tem um significado para as empresas de mídia: a web vai reproduzir, numa escala diferente, o que ocorreu quando a TV surgiu nos anos de 1940 e começou a abocanhar públicos de outros veículos como rádio e jornal. É que as pessoas preferem ver e ouvir a ler. Faz parte da natureza humana.
Mas há uma novidade nesse processo de agora. A TV convencional está virando digital e também vai consumir parte da banda de tráfego web. Computadores, celulares e aparelhos de elevisão vão ser as ferramentas de visualização, mas há grandes chances de que soluções mais baratas e inovadoras, como ocorre na internet frequentemente, tenham mais oportunidades. Ou seja, a galera que já está na web vai ser um páreo duro para os "profissionais" do ramo televisivo.
Recentemente, no meu trabalho, estávamos em dúvida sobre comprar uma mesa de corte de imagens para fazer transmissões ao vivo. A mais barata custava R$ 40 mil. A solução caiu do céu com uma empresa de software chinesa, que tinha um programa que faz as mesmas coisas da mesa tradicional. Com um diferencial: custa menos de 400 dólares.
Soluções como essa vão ser cada vez mais frequentes e vão desequilibrar a balança para um lado ou outro na disputa por audiência, que, afinal, é o foco e o maior produto da mídia. Sem querer entrar no ramo das previsões, parece que o caldo vai entornar para quem não estiver antenado com o que rola na internet mundial.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Internet vai virar TV interativa ou a TV vai virar internet?
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